Portabilidade numérica: mais de 1 milhão trocaram de operadora no primeiro trimestre

Imagem ilustrativa de telefoneDados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) mostram que, no primeiro trimestre de 2011, pouco mais de 1,2 milhão de pessoas utilizam a portabilidade numérica, isto é, trocaram de operadora de telefonia sem alterar o número da linha.

Das trocas efetuadas, cerca de 780 mil pedidos (64%) foram baseados em telefones móveis, ficando o restante, 443 mil (36%), para a telefonia fixa. Esses números são maiores que os registrados no primeiro trimestre de 2010: 735 mil pedidos para telefones móveis e 285 mil para fixos.

Desde que a portabilidade numérica foi implementada, em setembro de 2008, mais de 9,2 milhões de pedidos de mudança de operadora foram efetivados, sendo 6,2 milhões apenas para a telefonia móvel. Há, atualmente, cerca de 250 milhões de linhas ativas no Brasil.

Se você estiver insatisfeito com a sua operadora de telefonia – seja ela fixa ou móvel – e quiser trocar de prestadora, deve executar os seguintes passos:

  • Entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar;
  • Informar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), o número do telefone e o nome da prestadora atual. O usuário receberá um número de protocolo da solicitação e os dados informados serão validados com a prestadora atual em até um dia útil após a solicitação;
  • Pagar a taxa da portabilidade à nova prestadora, que poderá isentá-lo de pagamento. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fixou em 4 reais  o valor máximo que poderá ser cobrado do usuário pela portabilidade numérica;
  • A nova prestadora agendará a habilitação do serviço com o usuário e informará os procedimentos para a ativação do número;
  • Durante a migração, o serviço poderá ficar indisponível por até duas horas;
  • Após a solicitação, o código de acesso deve ser portado em até três dias úteis ou após esta data, se o usuário quiser agendar.

Referência: ABR Telecom.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.