Polícia Federal faz “recall” de passaportes com chip

PassaporteEm fevereiro deste ano, a Polícia Federal começou a emitir passaportes com chips em todo o Brasil. Hoje (15/06/2011), no entanto, a instituição anunciou que pouco mais de 11 mil passaportes desse tipo produzidos entre 02 de março e 06 de abril de 2011 terão que passar por “recall”, isto é, terão que ser trocados.

De acordo com a Polícia Federal, o procedimento é necessário porque esses passaportes possuem erros nos chips que podem dificultar a identificação do cidadão em aeroportos, fronteiras e afins. O problema aconteceu durante a confecção dos documentos pela Casa da Moeda.

A Polícia Federal informou que mais da metade dos passaportes defeituosos já foram trocados e que entrará em contato por telefone ou e-mail com os donos dos demais para dar continuidade ao recall. No entanto, quem quiser se adiantar, pode verificar a lista de passaportes a serem trocados neste link (em PDF).

A instituição também informou que avisos sobre o problema foram enviados a embaixadas e consulados para evitar que cidadãos brasileiros em viagem sejam prejudicados pela falha.