Pesquisa da AdMob mostra o potencial do mercado de tablets
Recentemente, a AdMob, empresa pertencente ao Google especializada em publicidade para dispositivos móveis, divulgou os resultados de uma pesquisa que realizou com o intuito de identificar as características do segmento de tablets. A pesquisa confirma o que muita gente já percebeu: esse é mesmo um mercado bastante promissor. Eis alguns números interessantes:
- 78% dos usuários fazem buscas a partir do tablet;
- 74% utilizam o dispositivo para enviar e receber e-mails;
- 61% acessam notícias no aparelho;
- 51% escutam músicas ou assistem a filmes;
- Apenas 11% dos utilizadores levam o portátil em viagens;
- 69% utilizam o tablet com mais frequência nos dias úteis da semana;
- 84% jogam no aparelho;
- 46% leem livros nele.
O que mais impressiona, no entanto, é o potencial que os tablets têm para mudar consideravelmente os rumos do mercado: nada menos que 77% dos entrevistados afirmaram que reduziram o uso de desktops e laptops depois da aquisição do dispositivo. Além disso, 28% dos usuários declararam utilizar o tablet como seu computador principal.
iPad: o “rei dos tablets”, pelo menos até agora (Imagem por Apple)
Isso significa que as vendas de laptops e desktops poderão cair consideravelmente, forçando fabricantes tradicionais, como HP e Dell, a entrarem de cabeça no segmento de tablets. A Microsoft também deve ficar atenta: menos laptops e menos desktops implicam em redução do mercado do Windows.
É possível perceber também que os tablets estão sendo utilizados para uma razoável variedade de fins. Isso indica que esse mercado é promissor também aos desenvolvedores de aplicativos, já que está indo pelo mesmo caminho traçado pelo segmento de smartphones.
O relatório completo da AdMob pode ser acessada aqui (em inglês).
Referência: Google Mobile Ads Blog.