PCI-SIG anuncia versão 4.0 do PCI Express

PCI ExpressO consórcio PCI-SIG anunciou recentemente o padrão PCI Express 4.0. A notícia causa alguma surpresa porque tem pouco tempo – cerca de um ano – que a especificação 3.0 chegou oficialmente ao mercado. Mas o anúncio não quer dizer que teremos dispositivos compatíveis com PCI Express 4.0 em breve: a previsão é a de que o desenvolvimento do padrão só fique pronto entre 2014 e 2015.

O objetivo da nova especificação é o de permitir o uso de hardware que exige um barramento de comunicação veloz, especialmente placas de vídeo. Neste sentido, o PCI Express 4.0 deverá ter o dobro da velocidade do padrão 3.0: este último pode trabalhar, teoricamente, com transferências de até 32 gigabytes por segundo.

Na verdade, o consórcio PCI-SIG evitou falar diretamente em quantidade de bytes, preferindo dizer que o PCI Express 4.0 poderá trabalhar com 16 gigatransfers por segundo, ou seja, algo como 16 bilhões de pacotes de dados por segundo – o padrão PCI Express 3.0 pode transferir até 8 gigatransfers.

De qualquer forma, é cedo para criar expectativas: como a previsão de lançamento remete para 2014 ou 2015, é possível que o projeto sofra mudanças até lá, para fins de viabilidade.

Referência: PCI-SIG.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.