PC completa 30 anos, mas para criador, sua era está chegando ao fim

Hoje, 12 de agosto de 2011, é o dia que o PC (Personal Computer) completa 30 anos. Em agosto de 1981, a IBM colocou no mercado o 5150, seu primeiro computador pessoal. Era um início de uma era que mudou a vida de muitas pessoas, principalmente na década seguinte, quando a disponibilização da internet para as massas se tornou realidade. Mas, para Mark Dean, a era do PC está perdendo a força.

Mark Dean é chefe de tecnologia da IBM e escreveu seu nome na história por ser um dos criadores do PC. Tal feito fez com que o post que escreveu recentemente sobre o declínio dos PCs recebesse a atenção de muita gente no mundo todo. No texto, é possível perceber que Dean considera essa situação não necessariamente como uma consequência da evolução tecnológica, mais sim como uma questão comportamental:

“PCs estão sendo substituídos não por outro tipo de dispositivo – embora haja muito entusiasmo em volta dos smartphones e tablets –, mas por novas ideias que estão em andamento sobre o papel da computação no progresso da humanidade. (…) Está ficando evidente que a inovação não floresce melhor nos dispositivos, mas nas lacunas sociais entre eles, onde as pessoas e as ideias se encontram e interagem”.

Para Dean, o PC está seguindo o mesmo caminho de produtos como a TV CRT, o disco de vinil e a máquina de escrever, ou seja, ainda ficará um bom tempo no mercado, mas irá se transformar em item de colecionador. O próprio admitiu que, atualmente, o seu computador principal é um tablet. Além disso, declarou que não esperava estar vivo para ver esta mudança em relação aos PCs acontecer.

O texto completo de Mark Dean está disponível no A Smarter Plane Blog (em inglês).

Com colaboração de Lucas Uyezu.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.