Paraná: Copel inicia serviço de internet em banda extra larga

A estatal Copel (Companhia Paranaense de Energia) iniciou oficialmente nesta semana o BEL-100, de acordo com as palavras da própria empresa, seu serviço de acesso à internet em “banda extra larga”. A novidade oferece conexões de até 100 Mbps com custos mais acessíveis e utilizará uma rede da própria companhia com mais de 17 mil km de fibra óptica.

Inicialmente, a Copel disponibilizará o BEL-100 para segmentos corporativos e governamentais presentes no Paraná, no entanto, a empresa tem intenção de começar a atender também usuários residenciais, mas somente a partir de 2012.

Até o final do ano, metade de Curitiba terá cobertura do BEL-100. Nesta fase inicial, o Centro Comercial Itália, condomínio na região central da cidade que conta com mais de 100 empresas, será um dos primeiros clientes. A meta, no entanto, é ambiciosa: fazer com que o serviço alcance todo o estado do Paraná até 2014.

Para oferecer conexões em alta velocidade e, ao mesmo tempo, reduzir custos, a Copel está fazendo uso da tecnologia GPON (Gigabit capable Passive Optical Network). Nela, o uso de equipamentos chamados splitters permite que uma única fibra óptica passiva corresponda a até 64 condutores ópticos convencionais.

“Considerando-se a velocidade, estabilidade e confiabilidade diferenciadas da transmissão por meio das fibras ópticas, a Copel espera que o lançamento deste serviço se consolide como uma vantagem competitiva para o setor produtivo e de serviços paranaense”, afirma Marcos Lacerda Pessoa, superintendente de telecomunicações da empresa.

Mais informações sobre os serviços de telecomunicações da Copel em www.copel.com/hpcopel/telecom.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.