Para dobrar número de antenas, operadoras de telefonia celular consideram até disfarçá-las

Imagem ilustrativa de celularO Brasil possui atualmente cerca de 50 mil antenas de telefonia celular (Estações Rádio Base) espalhadas por todo o país, mas este número precisa dobrar nos próximos cinco anos para dar conta da necessidade de expansão das redes. O problema é que o aumento considerável na quantidade de antenas pode causar “poluição visual” em determinados lugares, razão pela qual as operadoras consideram inclusive disfarçá-las.

De acordo com Eduardo Levy, diretor executivo da SINDITELEBRASIL (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia Fixa e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), as empresas poderão, por exemplo, pintar a antena com a mesma cor utilizada na fachada do prédio onde está instalada ou colocá-la no meio de coqueiros e deixá-la parecida com este tipo de árvore (!!!).

No entanto, o principal problema que as operadoras enfrentam em relação à ampliação de suas redes não se refere diretamente à questão da poluição visual, mas à falta de padronização de leis para a instalação de antenas. Atualmente, esta questão é tratada pelos municípios, o que dificulta a ampliação das redes, já que cada lugar possui regras diferentes.

O governo reconhece o problema, tanto que o Ministério das Comunicações já trabalha em um projeto de lei para estabelecer regras para a infraestrutura da telefonia válidas para todo o país. Neste sentido, a SINDITELEBRASIL pretende apresentar sugestões para o projeto em breve.

A expansão das redes de telefonia é uma necessidade crescente, não só para aumentar a cobertura, mas principalmente para dar conta de novos acessos. O Brasil possui, atualmente, quase 250 milhões de linhas móveis ativas e este número só tende a aumentar, especialmente com a chegada dos serviços 4G ao país.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.