Oracle anuncia aquisição da Sun Microsystems

Negócio envolve 7,4 bilhões de dólares

Apesar da tentativa recente da IBM de comprar a Sun Microsystems, a Oracle surpreendeu o mercado e “tomou a dianteira”: a empresa anunciou no início da semana a aquisição da Sun pelo valor de 7,4 bilhões de dólares. Para a transação ser concluída, resta apenas a aprovação de acionistas e de entidades reguladoras.

Com a aquisição, a Oracle, que até então atuava essencialmente nos mercados de softwares corporativos e bancos de dados, passa também a lidar com fornecimento de servidores, um dos pontos fortes da Sun. No entanto, o que pode ter motivado a compra são outros dois pontos fortes da adquirida: a plataforma Java e o sistema operacional Solaris.

Apesar de o mercado, de modo geral, ter recebido bem a notícia, há quem veja a decisão da Oracle como arriscada. É o caso de Andrew Butler, vice-presidente do Gartner. De acordo com o executivo, a estratégia da Oracle mostra que a companhia quer ser vista como fornecedora de soluções completas para datacenter. Todavia, a aquisição poderá fazer com que parceiros, especialmente fornecedores de software, reavaliem sua relação com a empresa.

Referência: AFP, Oracle.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.