Opera Unite integra navegador com compartilhamento de arquivos

A Opera Software, conhecida pelo navegador de internet que leva o seu nome, anunciou nesta terça-feira (16/06/2009) o Opera Unite, em poucas palavras, um serviço de comunicação e compartilhamento de arquivos integrado ao navegador. Com isso, o usuário poderá trocar facilmente músicas, fotos, vídeos, entre outros com os seus contatos, sem a necessidade de instalar programas específicos para isso.

Opera Unite
Opera Unite – Imagem por Opera Software

A ideia do Opera Unite, cuja primeira versão ainda está em fase alpha, é a de tornar o computador do usuário em uma espécie de servidor. Esse recurso pode funcionar independente de sistema operacional, já que a Opera costuma fornecer versões de seus softwares para várias plataformas. Até uma versão para dispositivos móveis está prevista.

Para utilizar o Unite, é necessário que o usuário baixe o programa e crie uma conta no My Opera (gratuita), se ainda não a tiver. Feito isso, o usuário já pode compartilhar conteúdo, participar de chats com contatos, fazer streaming de músicas, entre outros. Em seguida, basta distribuir o link de sua conta para que outras pessoas acessem o material disponibilizado. Como o computador do usuário é que é o servidor, o conteúdo só estará disponível quando sua máquina estiver ligada.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.