Opera 12 já está disponível para download

A Opera Software acaba de disponibilizar oficialmente a versão 12 do navegador que leva o seu nome. Assim como normalmente acontece em cada lançamento, a atualização tem o desempenho melhorado entre as suas principais características (pelo menos é o que a empresa diz). No entanto, o que mais chama a atenção do Opera 12 é a possibilidade de ativação de uma webcam a partir do próprio navegador.

Opera 12

Aba do Opera 12

A ideia é a de fazer com que o uso da câmera do computador seja facilitada, sem que o usuário tenha que recorrer a aplicativos diferentes para cada atividade com o dispositivo. Assim, uma rede social, por exemplo, pode aproveitar o recurso para permitir ao usuário trocar a foto de seu perfil utilizando uma foto tirada na hora, a partir de sua webcam. O problema é que, pelo menos por enquanto, há poucas aplicações compatíveis com a funcionalidade.

Entre as demais características do Opera 12 estão: a disponibilização de aproximadamente 350 temas para que o usuário possa personalizar o navegador; implementação do recurso Do Not Track, que “avisa” aos sites compatíveis com a funcionalidade que o usuário deseja não ter sua navegação rastreada; barra de endereços reformulada para oferecer sugestões mais precisas; entre outros.

O Opera 12 pode ser baixado em www.opera.com/download. O programa conta com versões para Windows, OS X, Linux e outros sistemas baseados em Unix.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.