Números de telefones celulares de São Paulo terão um dígito a mais

Imagem ilustrativa de telefone celularA Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou hoje (09/12/2010) a decisão de incluir mais um dígito nos números de telefones celulares de São Paulo que pertencem ao DDD 11. A medida tem o intuito de resolver o problema da escassez de números para novas linhas na região.

Com esta decisão, a proposta de incluir o número 10 como um DDD adicional à região metropolitana de São Paulo foi totalmente descartada, ideia que foi bastante questionada por representantes dos cidadãos nas consultas e audiências públicas que a Anatel realizou sobre o assunto.

As operadoras de telefonia celular que atuam com o DDD 11 terão um prazo de 24 meses para implementar a possibilidade de discagem de um novo dígito (à esquerda) em todas as linhas habilitadas. Para garantir a disponibilidade de novos números até o final da implementação, a Anatel anunciou as seguintes medidas:

  • determinação de uma série especifica de numeração para modems 3G e outros dispositivos que não fazem comunicação de voz;
  • fixação de um prazo para a implantação de mecanismos de alocação dinâmica de números que permita a atribuição de numeração ao chip somente no momento da ativação do usuário;
  • diminuição do período de quarentena para reutilização da números liberado pelos usuários; e
  • identificação de outras séries de números (possivelmente com início no número 5) que possam ser utilizadas na telefonia celular de São Paulo.




Nenhum comentário

Comentários encerrados.