Novo processador AMD FX é o primeiro a chegar à casa dos 5 GHz

Linha AMD FXA AMD aproveitou a feira de games E3, cuja edição 2013 acontece no decorrer desta semana nos Estados Unidos, para anunciar o primeiro processador do mercado a sair de fábrica com clock interno de 5 GHz: trata-se do modelo AMD FX-9590, que é baseado na arquitetura Piledriver.

A companhia também anunciou o AMD FX-9370, que é bastante parecido ao primeiro, com a diferença principal de ter clock máximo de 4,7 GHz. Ambos os processadores possuem oito núcleos, são construídos com tecnologia de 32 nanômetros e utilizam socket AM3+. Informações referentes a cache e a TDP, por exemplo, ainda não foram liberadas pela AMD.

É importante frisar, no entanto, que os clocks de 5 GHz e 4,7 GHz destes chips só são alcançados com o uso do modo “turbo”, que adiciona ao processador a capacidade de aumentar automaticamente o clock para um nível extremo, conforme a necessidade da aplicação. Em situações “normais”, o FX-9590 e  o FX-9370 trabalham com clocks de 4,7 GHz e 4,4 GHz, respectivamente.

Também é válido ressaltar que há tempos que a taxa de clock deixou de ser a referência mais importante no que diz respeito ao desempenho do processador, razão pela qual é necessário aguardar os novos chips chegarem ao mercado para conclusões a respeito de sua performance. De qualquer forma, estas novidades podem ao menos agradar aos entusiastas de overclock, uma vez que nelas não há travas que impedem procedimentos do tipo, segundo a AMD.

Os processadores FX-9590 e  o FX-9370 serão lançados no terceiro trimestre de 2013, sendo disponibilizados inicialmente apenas para fabricantes de PCs. Ainda não há informações sobre preços.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.