Notebooks, netbooks e, agora, ultrabooks?

Notebooks você já conhece bem. Em um passado não muito distante, você também foi apresentado aos netbooks, no início, chamados de “sub-notebooks” ou mesmo “mini-notebooks”. E, agora, a Intel quer colocar mais um padrão no mercado: os ultrabooks.

O anúncio foi feito recentemente, na feira Computex, que acontece até o dia 04 de junho (2011), em Taiwan. De acordo com a companhia, para ser considerado ultrabook, o equipamento precisa, essencialmente, reunir características de notebooks e tablets, como formato de laptop e tela sensível ao toque. O portátil também necessita ser fino, ter preço inferior a 1.000 dólares, utilizar bateria com boa autonomia, possuir boot (quase) instantâneo e oferecer alto desempenho.

Um exemplo de ultrabook é o equipamento mostrado pela Asus no mesmo evento, o UX21, que possui tela de 11,6 polegadas, processador Intel Core i7, 4 GB de memória DDR3, corpo metálico e espessura de apenas 17 milímetros.

UX21, da Asus

O finíssimo UX21, da Asus

Se a ideia vai “pegar”? Só o tempo dirá, mas as chances de que isso não aconteça são consideravelmente grandes, afinal, já há denominações por demais no mercado. De qualquer forma, a Intel se mostra comprometida com a “causa”: a companhia espera que, até o final de 2012, cerca de 40% do mercado de laptops corresponda aos ultrabooks.

Referências: CNET News, Tom’s Hardware.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.