Na Finlândia, internet banda larga vira direito básico do cidadão
Enquanto o Brasil fica enrolado com o Plano Nacional de Banda Larga, a Finlândia dá mais um exemplo de como promover o bem-estar de sua população: o governo do país determinou recentemente que o acesso à internet via banda larga é agora um direito básico do cidadão, assim como o fornecimento de energia elétrica e água, por exemplo.
Com a determinação, as empresas de telecomunicações que atuam no país estão obrigadas a oferecer esse tipo de serviço a preços populares, com valor mensal indo de 30 a 40 euros. Neste caso, a velocidade da conexão deverá ser de, pelo menos, 1 Mbps. Mas o plano vai mais além: a meta do governo finlandês é a de fazer com que toda a população tenha acesso de 100 Mbps em 2015.
De acordo com Suvi Linden, Ministra das Comunicações da Finlândia, o país trabalhou duro para criar uma sociedade informatizada, mas o governo percebeu que, mesmo assim, muita gente ainda não tem acesso à internet, cenário que motivou a criação da lei. Atualmente, a estimativa é a de que “apenas” 96% da população finlandesa se conecta à internet regularmente.
O decreto entrou em vigor no dia 1º de julho de 2010.
Referência: BBC News.
5 de julho de 2010 às 15:52
Ta ai um exemplo para o nosso governo de quinta, infelizmente no Brasil não tem nem merenda para as crianças nas nossas escolas públicas quem dirá BANDA LARGA PARA TODOS!
11 de setembro de 2010 às 17:13
[…] atraso que isso causa ao país. Veja a questão do acesso à internet, por exemplo: enquanto que na Finlândia esse é considerado um direito do cidadão, no Brasil, as operadoras têm liberdade para cobrar caro por um serviço de acesso […]