Na Europa, Windows 7 será lançado sem Internet Explorer

Internet ExplorerCom data de lançamento marcada para 22 de outubro de 2009, o Windows 7 será lançado na Europa sem o navegador Internet Explorer. A decisão de remover o browser do conjunto de programas que acompanha o sistema operacional é uma tentativa da Microsoft de evitar mais acusações de práticas monopolistas.

Empresas como Google e Opera Software já se queixaram da integração do Internet Explorer junto ao Windows, já que tal característica faz com que muitos usuários simplesmente utilizem esse navegador ao invés de escolher um para instalar. Nessas situações, a Microsoft geralmente se defendia afirmando que o Internet Explorer é parte integrante do sistema.

Esse argumento, no entanto, não convenceu a Comissão Europeia, que acusa a Microsoft de praticar monopólio por integrar o Internet Explorer ao Windows. É por esse motivo que a não disponibilização do navegador no Windows 7 é baseada apenas nos mercados europeus.

A medida, no entanto, parece não ser suficiente. Integrantes da Comissão Europeia também querem que o Windows 7 exiba uma janela ou algo equivalente com uma lista de navegadores para que o usuário escolha qual utilizar.

Se é isso mesmo que vai acontecer, ainda não se sabe, no entanto, a simples remoção do Internet Explorer do Windows 7 pode ser um problema para muitos usuários, que por não contarem com um navegador no sistema, teriam que baixar o browser de sua escolha em outro computador.

Para diferenciar essa versão das “normais”, a Microsoft deverá adotar o nome Windows 7 E.

Referências: CNET News, InformationWeek.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.