Ministério das Comunicações: internet a 35 reais deve começar a ser oferecido em três meses

Imagem ilustrativa de modemAs prestadoras de telecomunicações têm até 90 dias para começar a oferecer acesso à internet de 1 Mbps a 35 reais por mês. É o que determina um acordo estabelecido hoje (30/06/2011) entre o Ministério das Comunicações e as operadores CTBC, Oi, Sercomtel e Telefônica, com base no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

De acordo com o ministro Paulo Bernardo, o cronograma completo desta nova modalidade ainda não foi determinado, mas a expectativa é a de que o serviço seja oferecido em todo o país até 2014, atendendo a pelo menos 70% dos domicílios do país. Hoje, essa cobertura é de pouco mais de 25%. Para isso, os lugares que não puderem ser atendidos por uma rede de cabeamento poderão receber acesso móvel. Espera-se também que, até o referido ano, a velocidade de transferência de dados aumente para 5 Mbps.

“Achamos que isso [esta modalidade de acesso] vai ser muito atraente, claro que se fosse mais barato seria melhor, mas não conseguiríamos fazer isso sem subsídio e não optamos por isso neste momento. Este plano não terá recursos públicos”, complementa o ministro.

Mas esta etapa do PNBL não começará tão bem assim: o acordo não prevê metas de qualidade na prestação do serviço, o que pode causar transtornos aos usuários. Por outro lado, o ministro garante que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá votar até o próximo mês de outubro regras para estabelecer um regulamento que contemple este aspecto.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.