Ministério da Saúde fecha parceria com Facebook para campanha de doação de órgãos

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (30/07/2012) uma parceria com o Facebook para incentivar a doação de órgãos no Brasil. Com a novidade, o usuário terá a opção de manifestar seu desejo de ser doador na página do seu perfil.

Do ponto de vista legal, declarar-se doador de órgãos no Facebook não tem qualquer validade – a família continua sendo responsável por autorizar ou não o procedimento. A ideia aqui, na verdade, é a de incentivar o diálogo e chamar a atenção para a importância do assunto.

Doação de órgãos - Parceria entre o Ministério da Saúde e o Facebook

“Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Esta estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara”, explica Alexandre Hohagen, vice-presidente do Facebook para a América Latina.

A expectativa do Ministério da Saúde é a de que a parceria com o Facebook ajude o Brasil a manter-se próximo do recorde obtido no primeiro quadrimestre de 2012, quando 7.993 transplantes foram realizados, contra 5.842 procedimentos efetuados no mesmo período de 2011.

Se você deseja se declarar doador de órgãos no Facebook, basta ir à sua linha do tempo (timeline), clicar em “Evento Cotidiano”, escolher “Saúde e bem-estar” e, em seguida, selecionar “Doador de órgãos”.

Mais informações na página www.facebook.com/DoacaodeOrgaos.

Referências: Agência Brasil, Ministério da Saúde.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.