Microsoft limita AutoPlay para reforçar segurança do Windows 7

A Microsoft anunciou mudanças nos recursos de execução do AutoPlay no Windows 7 para reforçar a segurança do sistema operacional, que deve ser lançado oficialmente até o final de 2009. Até então, arquivos autorun.inf, que são executados pelo AutoPlay, têm sido usados para disseminar vírus e outros malwares.

Os arquivos autorun.inf servem para que o sistema operacional execute determinados programas quando um dispositivo removível é conectado ao computador. Com essa funcionalidade, é possível, por exemplo, fazer com que um CD abra uma tela automaticamente ao ser inserido na máquina. No entanto, esse recurso também está sendo utilizado de maneira maliciosa, conforme exemplifica este texto.

No Windows 7, o AutoPlay será limitado: programas não poderão ser executados automaticamente, fazendo com malwares que se instalam no computador assim que um pendrive é conectado, por exemplo, não consigam mais se propagar por esta forma. Essa limitação, no entanto, não deverá ser aplicada a CDs e DVDs.

A novidade já está presente na versão Release Candidate 1 do Windows 7, que deve ser disponibilizada publicamente ainda nesta semana. Todavia, há a possibilidade de que o Windows XP e o Windows Vista também recebam essa proteção através de atualizações, embora ainda não haja data confirmada para isso.

Referência: Enginnering Windows 7 (Microsoft).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.