Microsoft exibe prévia da próxima versão do Windows

Rumores confirmados: a Microsoft está mesmo trabalhando na próxima versão do seu sistema operacional, o Windows 8 (é possível que o nome mude até o lançamento). Ontem (01/06/2011), pegando carona na série de novidades apresentadas na feira Computex, a companhia exibiu no evento D9, nos Estados Unidos, uma prévia do que deve ser este sistema.

Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft

Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft

Conforme a própria companhia destaca, o Windows 8 está sendo desenvolvido com foco em dispositivos com tela sensível ao toque, como tablets ou monitores equipados com esse recurso. No entanto, o sistema operacional também poderá ser utilizado em computadores “tradicionais”.

O executivo Mike Angiulo demonstrando o Windows 8 – Imagem por Microsoft

O executivo Mike Angiulo demonstrando o Windows 8 – Imagem por Microsoft

A demonstração exibiu uma interface totalmente diferente: o esquema que reúne janelas, barras e o menu Iniciar deu espaço a um padrão de navegação que lembra – e muito – o Windows Phone, sistema operacional da Microsoft para smartphones. De acordo com a empresa, apesar da nova interface, o Windows 8 será compatível com aplicações no formato tradicional, isto é, no padrão que utilizamos hoje. A companhia só não deixou claro como isso funcionará.

Chama a atenção o aspecto da compatibilidade de hardware: o Windows 8 deverá funcionar tanto com a arquitetura x86 quanto com a arquitetura ARM, o que é compreensível, afinal, esta última é bastante utilizada em dispositivos móveis.

O Windows 8 não deverá ser lançado antes do último trimestre de 2012, o que significa que, até lá, muita coisa pode mudar e várias novidades ainda poderão ser apresentadas. É possível até mesmo que a Microsoft decida direcionar o Windows 8 exclusivamente para o segmento de tablets. Este, aliás, é um caminho bastante coerente: criar um sistema operacional diferente para cada tipo de aplicação em vez de uma solução “tudo em um” reduz custos e facilita o desenvolvimento.

Referência: AllThingsD.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.