Microsoft e Google fecham parceria com Twitter para buscas em tempo real
Boa parte dos usuários do Twitter já aprendeu a utilizar a ferramenta para obter informações em tempo real sobre os assuntos do momento. De olho nisso, a Microsoft fechou uma parceria com o Twitter para oferecer essas informações no buscador Bing. A surpresa fica por conta da Google, que anunciou um acordo semelhante horas depois.
No caso da Microsoft, o anúncio foi feito primeiro no evento Web 2.0, que aconteceu em San Francisco, Estados Unidos. Já é possível inclusive pesquisar no Twitter através do Bing no seguinte link: www.bing.com/twitter. Em sua apresentação, a empresa também informou um acordo para incluir conteúdo do Facebook nos resultados de busca de seu mecanismo de pesquisa, o que deve acontecer dentro de alguns dias. Em ambos os casos, não houve divulgação dos valores envolvidos.
A Google, por sua vez, anunciou uma parceria semelhante com o Twitter em seu blog oficial, através de um texto de Marissa Mayer, Vice-presidente de Pesquisa de Produtos e Desempenho dos Usuários. A nota afirma que o Twitter representa um novo meio de comunicação, “não só como uma maneira para as pessoas comunicarem seus pensamentos e sentimentos, mas também como uma fonte de informação interessante sobre o que está acontecendo agora sobre um determinado assunto”.
Com base nisso, a Google também estabeleceu um acordo com o Twitter para incluir em seus resultados de busca informações geradas na ferramenta, em tempo real. Tal como a Microsoft, a empresa também não divulgou maiores detalhes sobre a parceria.
Referências: Bing Blog, Official Google Blog, The Wall Street Journal.
22 de outubro de 2009 às 10:15
A Google já retorna alguns resultados baseados no Twitter, será que ela fará um serviço específico como o do Bing?
23 de outubro de 2009 às 0:59
Tentei acessar o site informado referente ao Bing mas o mesmo me retornou avisando que as buscas somente estão sendo realizadas para usuários localizados nos EUA! =\ …………. Vide que o Brasil é um dos países que mais acessam e utilizam a internet, e que o Twitter está sendo utilizado por nós brasileiros em larga escala em relação a outros serviços que foram lançados mas…. “não vongaram no país”…… eu digo…………… “Bing”, peguei mais um furo da Microsoft! Rss……………
“Adoro a Microsoft pois sem ela não teria profissão (suporte técnico)! Adoro a Google pois sem ela minha atual vida virtual não teria sentido!” =p
Felipe!
23 de outubro de 2009 às 13:37
Aline, eu acredito que não. De fato, o Google já retorna alguns resultados do Twitter, mas a ideia da parceria é fazer com que isso ocorra em tempo real. Ou, pelo menos, quase…
Felipe, essa restrição apareceu depois que eu publiquei a notícia. Eu tinha conseguido utilizar a pesquisa do Twitter no Bing. Coisa estranha essa limitação…
27 de outubro de 2009 às 22:08
[…] páginas de resultado do Bing. No mesmo dia, a Google fez o mesmo anúncio, como é possível ver nesta nota. Agora, a Google dá mais um passo em relação às redes sociais ao anunciar o Google Social […]
8 de dezembro de 2009 às 14:27
[…] redes sociais, como Facebook, MySpace, FriendFeed e Twitter (este último acordo foi inclusive noticiado aqui). Assim, além de obter as últimas informações sobre o seu time em sites e blogs, você poderá […]
8 de dezembro de 2009 às 14:27
[…] redes sociais, como Facebook, MySpace, FriendFeed e Twitter (este último acordo foi inclusive noticiado aqui). Assim, além de obter as últimas informações sobre o seu time em sites e blogs, você poderá […]