Microsoft divulga requisitos mínimos de hardware para tablets com Windows 8
O Windows 8 deverá ser lançado neste ano (2012) e, aos poucos, a Microsoft começa a preparar terreno para que isso aconteça. Neste sentido, a companhia divulgou recentemente a lista de requisitos mínimos de hardware para que tablets possam rodar o sistema operacional.
Entre o que é exigido, tem-se:
- Tela sensível a múltiplos toques e resolução de pelo menos 1366 x 768 pixels;
- Capacidade de armazenamento de dados de pelo menos 10 GB;
- Câmeras com no mínimo 720p;
- Ao menos uma porta USB 2.0;
- Wi-Fi e Bluetooth 4.0;
- Suporte à tecnologia NFC (Near field communication);
- Sensores dos tipos magnetômetro, acelerômetro e giroscópio;
- GPS, caso o dispositivo conte com 3G.
A Microsoft também determinou que os tablets com Windows 8 tenham exatamente cinco botões, sendo que a tecla principal, de nome Windows, deverá ter diâmetro de pelo menos 10,5 milímetros, embora possa ter a forma que o fabricante determinar.
Tela inicial do Windows 8 – Imagem por Microsoft
No meio de todas as especificações liberadas, há um requisito controverso: tablets baseados na arquitetura ARM deverão ter proteção para evitar que o usuário utilize um segundo sistema operacional no equipamento, como o Android. Esta restrição, no entanto, não existirá em dispositivos que utilizarem processador Intel.
Ainda não se sabe quais os requisitos mínimos em relação ao processador e à memória RAM, mas o que já foi divulgado é suficiente para levantar a suspeita de que tablets com Windows 8 serão mais caros que os modelos vendidos atualmente no mercado.
Mais detalhes no site da Microsoft (em inglês).
Referência: Within Windows.