Microsoft confirma: Windows 8 terá três versões

O Windows 8 ainda não tem data oficial de lançamento, mas aos poucos a Microsoft vai liberando informações que indicam que o sistema operacional está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. A mais recente delas confirma as versões. Serão apenas três: Windows 8, Windows 8 Pro e Windows RT, ou seja, nada que lembra a confusão de versões do Windows Vista ou mesmo do Windows 7.

Windows 8 (Imagem por Microsoft)

Windows 8 (Imagem por Microsoft)

O Windows 8 será a versão mais popular, destinada tanto aos usuários domésticos quanto a escritórios e afins. Para isso, será compatível tanto com computadores de 32 bits quanto de 64 bits. O Windows 8 Pro é semelhante, mas possui alguns recursos direcionados ao segmento corporativo, como virtualização e gerenciamento de domínios.

A versão Windows RT é a mais inusitada: é preparada para rodar em computadores e tablets baseados na arquitetura ARM. Em termos de funcionalidades para o usuário, pouco difere do Windows 8, com exceção para a incompatibilidade que pode ocorrer com determinados aplicativos criados para a plataforma x86.  Somente será possível encontrar esta versão de maneira pré-instalada em equipamentos.

Todas estas versões terão recursos como a interface Metro, um novo gerenciador de tarefas, suporte a múltiplos idiomas (você poderá alternar entre eles), navegador Internet Explorer 10, acesso à Windows Store (para a aquisição de aplicativos), entre outros.

A Microsoft também promete uma versão especial chamada Windows 8 Enterprise que possui as mesmas características da versão Pro, mas com a adição de recursos voltados a ambientes de TI mais avançados. Esta versão somente poderá ser adquirida por empresas a partir de contratos de licenciamento mais amplos.

Referência: The Windows Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.