Microsoft adquire Perceptive Pixel, empresa especializada em telas multi-touch “gigantes”

No evento Mobile World Congress, que aconteceu na Espanha no final de março deste ano (2012), a Microsoft fez demonstrações referentes ao Windows 8 em uma tela de 82 polegadas sensível a múltiplos toques. A companhia gostou tanto do dispositivo que acaba de adquirir a Perceptive Pixel, empresa responsável pelo equipamento.

É até possível que a Microsoft utilize a tecnologia da Perceptive Pixel para lançar algum produto “grandalhão”, similar ao Surface SUR40 – que depois dos tablets Surface passou a se chamar PixelSense –, mas a ideia principal é a de desenvolver equipamentos que combinem o Windows 8 com telas sensíveis a múltiplos toques mais intuitivas.

A tela de 82 polegadas utilizada pela Microsoft – Imagem por Perceptive Pixel

A tela de 82 polegadas utilizada pela Microsoft – Imagem por Perceptive Pixel

Favorável ao histórico da Perceptive Pixel está o perfil de seu fundador: a empresa foi criada, nos Estados Unidos, em 2006 por Jeff Han, um renomado especialista em telas multi-touch que ganhou amplo reconhecimento em 2008 pela forma como a sua tecnologia ajudou a CNN e outras emissoras a cobrirem as eleições presidenciais daquele ano. Em 2009, Han foi premiado com o National Design Award na categoria “Design de Interação”.

Nenhuma das partes revelou os valores envolvidos no negócio, cuja finalização ainda precisa passar pela aprovação de entidades reguladoras de mercado.