Mensagens privadas aparecendo publicamente na timeline? O Facebook diz que é engano!

Na tarde desta segunda-feira (24/09/2012), a imprensa francesa começou a noticiar que usuários do Facebook estariam vendo mensagens privadas enviadas aos seus contatos até 2009 aparecerem publicamente na timeline do serviço. Não demorou muito para que usuários de outros países começassem a relatar o mesmo problema.

A notícia, é claro, gerou preocupação em muitos usuários do serviço. Mas, de acordo com um comunicado emitido pelo Facebook ao site TechCrunch e à BBC News, houve apenas um equívoco: os participantes que relataram o problema teriam confundido mensagens públicas antigas com conteúdo privado:

Um número pequeno de usuários ficou preocupado depois de acreditar, equivocadamente, que mensagens pessoais apareceram em sua timeline. Nossos engenheiros investigaram o problema e constataram que se trata apenas de mensagens públicas antigas publicada no mesmo mural, que sempre estiveram visíveis a outros usuários. No Facebook, estamos satisfeitos em saber que não houve nenhuma violação de privacidade de nossos usuários.

Na dúvida, o usuário que estiver desconfiado precisa apenas acessar a sua timeline e verificar se entre as suas mensagens públicas antigas há conteúdo que, na sua concepção, é privado. Se encontrar, basta apagar ou ocultar as referidas publicações.

Os usuários mais preocupados podem ativar configurações de privacidade mais restritivas. Para isso, no Facebook, clique na seta no canto direito superior, selecione Configurações de privacidade e clique em Editar configurações da opção Linha do tempo e marcação. Em Quem pode ver publicações nas quais você foi marcado em sua linha do tempo?, escolha Personalizado. Por fim, em Tornar visível para, defina Somente Eu. Desta forma, apenas o próprio usuário terá acesso ao conteúdo postado em sua timeline.

Referências: TechCrunch, BBC News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.