Malware chantageia usuários que baixam conteúdo adulto

Imagem de cadeado em alusão à segurançaEmpresas especializadas em segurança digital, entre elas, a Trend Micro, publicaram alertas recentemente para um malware chamado Kenzero que chantageia usuários que fazem download de conteúdo adulto. A praga está se propagando no Japão desde a semana passada, mas há também variações em circulação com foco na Europa.

O malware se instala quando o usuário baixa cópias ilegais de jogos “hentai” (animes com orientação erótica) por meio da rede de compartilhamento de arquivos Winni, muito popular no Japão. Quando o usuário tenta instalar o suposto game, o vírus entra em ação exibindo um formulário onde a pessoa deve inserir seus dados para ter acesso ao conteúdo.

Esses e outros dados capturados enquanto o usuário digita, como versão do sistema operacional, histórico de navegação e links favoritos, são então enviados a um site de uma falsa empresa chamada “Romancing Inc.” e utilizados como forma de chantagem: o usuário receberá e-mails ou visualizará janelas pop-ups com ameaças de manutenção dessas informações na internet caso não pague via cartão de crédito o valor de 1.500 ienes (cerca de 28 reais) para “resolver suas violações de direitos autorais”.

A variação que está se propagando na Europa atua de maneira semelhante, mas em vez de receber o dinheiro das vítimas, captura os dados dos cartões de crédito digitados por essas pessoas. Essas informações são posteriormente vendidas.

As orientações da Trend Micro, para esses casos, são a de não fornecer dado algum e executar um programa antivírus regularmente e sempre que desconfiar de alguma coisa. Mas é claro que o bom senso ao fazer downloads também ajuda.

Referências: Trend Micro, BBC News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.