Linha de servidores HP Moonshot é compacta e utiliza processadores Intel Atom

A HP iniciou esta semana com um lançamento inusitado: a linha de servidores Moonshot, que se destaca por possuir tamanho compacto e, principalmente, por utilizar em sua primeira fase processadores Intel Atom S1260, chip desenvolvido especialmente para equipar dispositivos portáteis ou econômicos.

O objetivo da HP com esta novidade é justamente o de oferecer uma linha de servidores econômica em vários aspectos. Para começar, o espaço físico do servidor (Proliant Moonshot) é cerca de 80% menor que o padrão do mercado; além disso, o uso de processadores de baixo consumo faz com que a demanda por energia seja diminuída em até 89%, segundo a companhia; por fim, estão equipamentos são menos complexos e podem custar até 77% menos que soluções tradicionais.

Servidores Moonshot – Imagem por HP

Servidores Moonshot – Imagem por HP

O equipamento padrão da linha é o Moonshot 1500, um rack que contém 45 slots para servidores Proliant Moonshot, sendo que cada um deles pode utilizar sistema operacional Linux (Ubuntu, Red Hat ou SuSE), até 8 GB de memória RAM, entre 500 GB e 2 TB de espaço para armazenamento de dados, além do já mencionado processador Intel Atom S1260.

Segundo a HP, cada unidade do Moonshot 1500 pode substituir até oito racks convencionais, permitindo, por exemplo, que um data center tenha sua capacidade de processamento aumentada sem necessidade de maior espaço físico. Com vantagens como esta, a HP espera atender a aplicações que estão se tornando cada vez mais comuns e, portanto, mais expansíveis, como as que envolvem computação nas nuvens e Big Data.

Mais informações em www.thedisruption.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.