Kaspersky: worm para Skype envia mensagens em vários idiomas, inclusive português

Nesta terça-feira (28/05/2013), a Kaspersky Lab Brasil publicou um post em seu blog oficial detalhando a atuação de um worm que tem contaminado PCs de vários países publicando mensagens em variados idiomas no Skype. Como é de se esperar, estas mensagens possuem links para arquivos maliciosos.

Ao contaminar o computador, o worm tentará infectar outras máquinas enviando mensagens para contatos do usuário no Skype. Para se tornar mais convincente, a praga possui uma funcionalidade que analisa as configurações do sistema operacional para determinar o idioma do usuário e, com base nisso, propagar mensagens na língua detectada.

Desta forma, o malware consegue inclusive publicar mensagens em português. Apesar de estas serem mal redigidas – mostram frases como “você olhar hilariante nesta foto” –, evidenciando a fraude, há bastante máquinas contaminadas por este invasor no Brasil, fato que sugere que a falta de cuidados básicos de segurança é grande.

Mensagens com links maliciosos – Imagem por Kaspersky

Mensagens com links maliciosos – Imagem por Kaspersky

De acordo com a Kaspersky, a praga também tenta instalar outros malwares no computador contaminado para permitir que a máquina seja utilizada, por exemplo, para disseminação de SPAM ou para ataques de negação de serviço.

A melhor forma de se prevenir contra este tipo de malware é tomando bastante cuidado com links divulgados em serviços de mensagens instantâneas, redes sociais ou e-mails, mesmo que o emissor seja conhecido. Você pode encontrar outras dicas de segurança on-line aqui.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.