Interatividade: Ginga será obrigatório em TV digital somente a partir de 2013

Ilustração de controle remotoO governo brasileiro cedeu à pressão da indústria e tornará o middleware Ginga obrigatório somente em 2013, quando deverá estar presente em pelo menos 75% dos televisores produzidos a partir do referido ano na Zona Franca de Manaus. Isso significa que teremos que esperar um pouco mais para que a população possa ter maior acesso aos recursos de interatividade da TV digital.

A princípio, a ideia era a de que o Ginga começasse a estar obrigatoriamente presente nos televisores a partir de 2012, mas a indústria pediu prazo maior alegando necessidade de realizar mais testes. Em contrapartida, o recurso deverá existir em pelo menos 90% dos televisores fabricados a partir de 2014. Além disso, o governo poderá reduzir o percentual obrigatório de 2013 dos fabricantes que começarem a produzir aparelhos com Ginga ainda neste ano.

Para quem não sabe, o Ginga é um middleware, isto é, uma camada de software intermediário desenvolvida para controlar os recursos de interatividade da TV digital brasileira. Com isso, o telespectador poderá, por exemplo, consultar a programação de um canal a partir da própria TV, assim como votar em enquetes, obter mais detalhes sobre um filme, entre outros.

O Ginga é um software open source e, nesta condição, não exige o pagamento de licenças por parte dos fabricantes.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.