Intel: porta Thunderbolt chegará à plataforma Windows em ultrabooks

Até o momento, portas Thunderbolt são exclusividade de computadores mais recentes da Apple. Mas a Intel, principal nome por trás da tecnologia, está trabalhando com empresas como Asus e Acer para disponibilizá-las em ultrabooks, fazendo-as chegar, finalmente, à plataforma Windows.

Durante o evento Intel Developer Forum, que aconteceu nos Estados Unidos entre os dias 13 e 15 deste mês, ultrabooks com porta Thunderbolt foram mostrados. Apesar de ainda não haver data definida, os fabricantes anunciaram a intenção de lançar oficialmente estes portáteis em 2012.

Ultrabook da Toshiba – Imagem por Intel

Ultrabook da Toshiba – Imagem por Intel

Para demonstrar o potencial da tecnologia, foram realizados testes que mostraram os ultrabooks transferindo vídeos de um SSD via porta Thunderbolt de maneira bastante rápida. Velocidade é justamente um de seus pontos fortes: a tecnologia é capaz de trabalhar com até 10 Gbps, taxa equivalente a 1,25 gigabytes por segundo, praticamente o dobro da velocidade do USB 3.0.

No momento, a principal limitação da tecnologia Thunderbolt é a quantidade pequena de dispositivos compatíveis. É uma desvantagem considerável, principalmente se levarmos em conta que o USB 3.0 não sofre deste problema por ser compatível com dispositivos que utilizam a especificação 2.0 do padrão.

Referência: SlashGear.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.