Intel Knights Corner: CPU com até 50 núcleos

De olho no segmento de alto desempenho, a Intel anunciou recentemente o Knights Corner, codinome de uma CPU com tecnologia de 22 nanômetros que pode contar com até 50 núcleos. Essa generosa integração é possível graças ao uso da tecnologia MIC (Many Integrated Core), que é baseada parcialmente no Larrabee, projeto de arquitetura de GPU cancelado recentemente pela Intel.

Mas não espere ver esse tipo de CPU equipando um PC comum. Como já informado, o Knights Corner tem como foco o mercado de alto desempenho, portanto, deverá ser utilizado em aplicações que exigem alto poder de processamento, como pesquisas científicas, análises do mercado financeiro, simuladores, entre outros.

Intel Knights Corner

A Intel ainda não definiu uma data de lançamento para o produto, mas isso pode acontecer em um futuro bem próximo, uma vez que a companhia já está fornecendo kits de desenvolvimento para a plataforma sob o nome Knights Ferry e, no segundo semestre de 2010, deverá distribuir uma ampla gama de ferramentas para a arquitetura MIC.

Referência e imagem: Intel.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.