Intel, HP e Yahoo! Se unem para promover “cloud computing”

Intel, HP e Yahoo! estão unindo forças para promover trabalhos de pesquisa e divulgação de cloud computing (algo como “computação em nuvem”). Esse termo, em poucas palavras, é a denominação de um conceito que consiste na utilização da capacidade de processamento e armazenamento de computadores de variados portes espalhados pelo mundo e interconectados pela internet para a execução de diversos tipos de aplicações.

De acordo com o anúncio oficial do projeto, que recebeu o nome Cloud Computing Test Bed, “a iniciativa nasce para promover a colaboração aberta entre indústria, instituições de ensino e governos mediante a eliminação de limitações financeiras e logísticas para impulsionar o desenvolvimento em grande escala de cloud computing”.

Inicialmente, o projeto contará com seis centros de processamento de dados. Cada um terá de 125 a 500 servidores HP, variando entre 1 mil e 4 mil processadores Intel. Esses centros utilizarão ferramentas de código aberto, como o Apache e a linguagem Pig, criada pelo Yahoo!. Além desta última, da HP e da Intel, o Cloud Computing Test Bed conta também com a participação da University of Illinois, da Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha) e da Infocomm Development Authority (Singapura). Outras empresas e entidades poderão integrar o projeto em um futuro próximo.

Referência: Business Wire.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.