Intel fecha parceria com o Google para produzir processadores compatíveis com Android

AndroidOs processadores da Intel têm presença dominante nos segmentos de computadores pessoais e servidores, mas o mesmo não se pode dizer do mercado móvel. Mas a empresa quer mudar – ou ao menos amenizar – esta situação: recentemente, fechou uma parceria com o Google para produzir chips compatíveis com a plataforma Android. Os primeiros processadores, de codinome Medfield, devem chegar ao mercado já em 2012.

Com a iniciativa, a Intel competirá com empresas como Qualcomm, Texas Instruments e Samsung, que disponibilizam chips com arquitetura da ARM. Esta última participa do mercado móvel de tal forma que a Microsoft anunciou que o Windows 8 terá compatibilidade com sua arquitetura, decisão que mostra claramente que a Intel deve mesmo se mexer.

O acordo com o Google chega em um momento crucial, já que uma das principais apostas da Intel para o segmento móvel foi a plataforma MeeGo, mas esta foi praticamente abandonada depois que a Nokia, parceria neste projeto, fechou um acordo com a Microsoft para produzir telefones com Windows Phone.

Para fazer frente aos processadores ARM, a Intel terá o desafio de otimizar o consumo de energia de seus chips, característica esta em que a arquitetura concorrente leva vantagem atualmente.

Referência: PCWorld.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.