Intel culpa escassez de HDs por queda na receita do quarto trimestre

HD: tudo eu...Recentemente, a Intel baixou a sua previsão de receita para o quarto trimestre deste ano de 14,7 bilhões para 13,7 bilhões de dólares. O motivo, segundo a empresa, é a crise no mercado de HDs, causada pelas inundações na Tailândia que afetaram fábricas de componentes de discos rígidos.

A empresa explicou que a crise está afetando o mercado de computadores como um todo, já que a escassez de HDs tem forçado fabricantes a reduzirem a sua produção, diminuindo a demanda por processadores. A empresa calcula que este cenário deverá permanecer no primeiro trimestre de 2012, só melhorando próximo ao meio do ano.

A falta de HDs pode causar um efeito inusitado, de acordo com o The New York Times: estimular os consumidores a procurarem tablets ou mesmo ultrabooks, que são laptops mais finos e de boa performance, e que por isso utilizam SSD.

O problema, no entanto, parece não estar afetando a concorrente AMD. Pelo menos é o que diz Rory Read, CEO da empresa: o executivo explicou ao site MarketWatch que a cadeia de distribuição da companhia não foi impactada pelo problema e completou dizendo que o ocorrido nas fábricas da Tailândia pode estar sendo utilizado por fabricantes como desculpa para justificar quedas nas vendas.

Apesar disso, Read não descartou algum efeito do problema em 2012, embora acredite que o impacto não será muito expressivo, caso venha a acontecer.

Referências: Intel, The New York Times, MarketWatch.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.