Intel apresenta protótipo do Knights Corner, processador com mais de 50 núcleos

Recentemente, a AMD anunciou um processador com 16 núcleos (Opteron 6200) que estará disponível no mercado em breve. Quase que ao mesmo tempo, a Intel apresentou um protótipo do Knights Corner (nome provisório), um poderoso chip que poderá contar com mais de 50 núcleos.

Rajeeb Hazra, gerente geral do Intel Technical Computing Group, com um protótipo do Knights Corner (Imagem por Intel)

Rajeeb Hazra, gerente geral do Intel Technical Computing Group, com um protótipo do Knights Corner (Imagem por Intel)

Mas não se trata, necessariamente, de uma corrida para definir qual o processador com mais núcleos, já que ambos os chips têm focos diferentes. Enquanto que o Opteron foi desenvolvido para servidores utilizados em aplicações de cloud computing, o Knights Corner está sendo preparado para equipar supercomputadores, como o Stampede, da Universidade do Texas (Estados Unidos), que deverá entrar em operação em 2013.

O Stampede deverá trabalhar com até 10 petaflops, ou seja, poderá processar mais de 10 quatrilhões de operações de ponto flutuante por segundo. Esta capacidade praticamente o coloca em pé de igualdade com o supercomputador K, atualmente, o mais rápido do mundo.

Para tanto, chips Knights Corner responderão por 80% do processamento do supercomputador. O restante ficará a cargo dos processadores Xeon E5, que deverão estar amplamente disponíveis no mercado no segundo trimestre de 2012.

Com tecnologia de 22 nanômetros, o Knights Corner será fabricado com base na arquitetura Many Integrated Core (MIC) e terá núcleos com frequência entre 1 e 1,2 GHz. Além disso, contará com um acelerador capaz de melhorar a performance de aplicações com processamento paralelo. Sua capacidade de processamento individual está estimada em 1 teraflop.

Referência: ZDNet, Intel.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.