INPE terá novo supercomputador para previsões do tempo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inaugurará no dia 28/12/2010 o seu mais novo supercomputador para previsões meteorológicas e desenvolvimento de cenários climáticos futuros globais ou regionais. Apelidado de Tupã, o equipamento deverá começar a ser usado pra valer já no início de 2011.

De acordo com o INPE, o Tupã é um supercomputador XT6, da Cray, sendo capaz de realizar 258 trilhões de cálculos por segundo. Graças a todo esse potencial, a máquina permitirá à instituição gerar previsões de tempo mais confiáveis e com maior antecedência, com nível de detalhamento de 5 km para a América do Sul e de 20 km para o restante do mundo. Será possível, por exemplo, prever chuvas intensas, períodos de secas ou geadas e ondas de calor. O Tupã também permitirá previsões ambientais e de qualidade de ar com antecipação de até 6 dias.

Supercomputador XT6 - Imagem por Cray

Supercomputador XT6 – Imagem por Cray

Instalado na unidade do INPE em Cachoeira Paulista, São Paulo, o Tupã foi adquirido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).





Nenhum comentário

Comentários encerrados.