In-Sat: 80 milhões de dispositivos terão USB 3.0 em 2011

USB 3.0 - SuperSpeedOs primeiros produtos compatíveis com USB 3.0 chegaram ao mercado em 2010, mas é em 2011 que o padrão começará a “pegar”. É o que aponta a In-Sat, empresa especializada em análises de mercado. A companhia estima que, até o final do ano, pelo menos 80 milhões de dispositivos dos mais variados tipos contarão com a tecnologia.

O principal atrativo do USB 3.0 é a sua velocidade de transferência de dados: até 4,8 Gbps, que corresponde a cerca de 600 megabytes por segundo, dez vezes mais que a velocidade do USB 2.0. No entanto, uma tecnologia concorrente amplamente apoiada pela Apple apareceu como uma “ameaça” ao USB 3.0: as portas Thunderbolt, que podem atingir até 10 Gbps.

Mas a “ameaça”, aparentemente, não irá se concretizar: o fato de o padrão USB 2.0 ser amplamente aceito soma pontos ao USB 3.0, sem contar que a sua velocidade, embora menor que a das portas Thunderbolt, é mais do que suficientes para a maioria das aplicações atuais.

A prova mais recente da aceitação do USB 3.0 vem da AMD: ontem, a companhia anunciou a linha de chips A-Series, que reúne em um único dispositivo características de CPU e GPU. Um de seus diferenciais é o suporte pleno a tecnologias como HDMI e USB 3.0.

De acordo com a In-Sat, em breve, dispositivos móveis, como smartphones e tablets, também serão compatíveis com a especificação 3.0 do USB.

Referências: CNET News, In-Sat.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.