IDC: vendas de PCs tem queda recorde – Resistência ao Windows 8 é uma das causas

Não é novidade para ninguém que o advento dos dispositivos móveis vem reduzindo o interesse pelos PCs, especialmente em países que estão na vanguarda tecnológica, como Estados Unidos e Japão. Mesmo diante desta realidade, dados divulgados recentemente pelo IDC (International Data Corp) surpreenderam o mercado: o primeiro trimestre de 2013 registrou queda de 13,9% nas vendas destes equipamentos, um recorde!

O IDC já esperava uma redução no volume de vendas em comparação ao primeiro trimestre de 2012, mas calculava que este número seria de 7,7%. O que precisamente fez a queda superar expressivamente as previsões não está claro, mas a instituição entende que a adesão crescente aos dispositivos móveis não é o único motivo: o Windows 8 também tem sua parcela de “culpa”.

PCs com Windows 8

Para alguns consumidores, a resistência ao Windows 8 se deve aos novos recursos deste sistema. A substituição do tradicional “Menu Iniciar” pela “Tela Inicial”, por exemplo, pode causar a impressão de ser necessário reaprender a utilizar a plataforma, fazendo com que muitos usuários desistam da ideia de adquirir um computador com Windows 8.

Segundo Bob O’Donnell, analista do IDC, há também a questão do touchscreen: muitas pessoas pensam que é necessário adquirir um equipamento que tenha tela tátil para poder utilizar o Windows 8 e, como computadores do tipo são mais caros que máquinas convencionais (controlados apenas por mouse e teclado), preferem adiar a aquisição.

É interessante notar que a Apple não está imune a este fenômeno: as linhas Mac tiveram suas vendas diminuídas em 7,5% no primeiro trimestre deste ano. Mas, no caso da empresa fundada por Steve Jobs, o “culpado” reside sob o mesmo teto: os tablets iPad.

Referência: IDC.





5 comentários:

  1. Paulo


    até tentei usar essa bomba do Windows 8 mais não deu, desisti, o sistema não funciona muito bem com mouse e teclado, e chega a ser irritante, um colega meu comprou a licença e se arrependeu, pois não vai usar também, já desinstalou e instalou o Windows 7 novamente, pcs mais modestos então, nem pensar tentei em um note novo, porém com uma configuração modesta, e e uma experiência “desistível”. Tive que formatar e instalar o win7 nele também ai sim o note funcionou normalmente.

  2. Ismael Guimarães AJ


    Eu tenho o Win7 e vou continuar a ter. Não gostei nada da proposta da MS com esse novo Win8. A MS só quer é dinheiro.

    Pensa que as pessoas e as empresas têm dinheiro para se reciclar ao ritmo que elas pretendem. Isso não é assim. Além disso, as empresas querem computadores para trabalhar como sempre (com rato e teclado). Ninguém quer colocar os dedos na tela. Só se usas sistemas táteis em empresas quando falamos de terminais de pagamento. Estes sim por ser mais simples utilizam imagens para aceder aos produtos que pretendem faturar. Fora este tipo de situação, o que queremos é escrever no Word como sempre fizemos e guardar os dados no nosso disco, como sempre aconteceu.
    Acredito que se o Linux melhorar um pouco permitindo acabar com uso de códigos para efetuar esta ou aquela tarefa, as pessoas vão acabar preferindo utilizar Linux.
    A vantagem do Windows sempre foi a facilidade de utilização e configuração. Se deixar de ser fácil, as pessoas vão deixar de usar. E ninguém precisa de atualizações para utilizar Win7. A MS tem que entender que deveria voltar atrás e repensar a ideia de terminar com a linha do Win7. A linha do Win7 deveria continuar e olhar o Win8 como um SO apenas para dispositivos táteis. Assim ganharia mais clientes. Voltar a vender computadores com Win7 seria, com certeza uma mais-valia para a MS, desde que esses computadores trouxessem novas compilações do SO onde estivessem instaladas todas as atualizações existentes até hoje.

  3. Virus


    O Windows 8 tem MAIS funções e consome MENOS recursos (RAM, CPU, bateria).

    Além disso, tem duas interfaces, uma é quase idêntica ao Windows 7. Se não gostou de uma é só usar a outra, simples assim.

    FELIZMENTE foi retirado o botão INICIAR, coisa que não era usada por mim desde o Windows XP.

    Tenho 2 HDs, um com Windows 7 Ultimate x64 e outro com Windows 8 Pro x64 e com certeza o Windows 8 se sobressai.

  4. Virus


    Esqueci de dizer, o motivo principal pela queda na venda de desktops é porque aumentou a venda de mobiles (principalmente smartphones e tablets).

  5. Eduardo


    Eu concordo com a opinião do “Virus”, eu uso o Windows 8, e ele é muito superior que o 7, o desempenho do meu computador aumentou muito, uma das coisas que eu gosto é o suporte ao .ISO, e também a capacidade de pausar uma cópia de arquivo…