ICP-Brasil: mais de 1 milhão de certificados digitais foram emitidos em 2010

O número de certificados digitais emitidos em 2010 pela estrutura da ICP-Brasil já superou a quantidade de 1 milhão e 250 mil, de acordo com um comunicado recente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Esse número representa um crescimento de 384% em relação ao ano de 2009.

De acordo com Pedro Cardoso, coordenador geral de auditoria e fiscalização do ITI, essa quantidade elevada de emissões se deve principalmente às iniciativas da Receita Federal, como a Nota Fiscal Eletrônica, o SPED e os trabalhos de regularização de impostos.

Certificados emitidos entre 2007 e 2010

No entanto, segundo Cardoso, outras iniciativas das esferas governamentais, especialmente no que se refere ao combate às fraudes e à transparência de uso de recursos públicos, também contribuíram para o aumento do número de certificados digitais da ICP-Brasil. Mas não para por aí: determinadas categorias, como médicos, contadores e advogados também passaram a utilizar certificação digital com mais afinco, principalmente profissionais do direito, por causa da adoção de processos eletrônicos por parte do judiciário.

Atualmente, a ICP-Brasil possui 825 pontos de atendimentos distribuídos em 240 municípios brasileiros, mas esse número deverá crescer substancialmente para atender às demandas do projeto Registro de Identidade Civil (RIC), que está em fase inicial de implementação.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.