IBGE: em 2008, três em cada dez residências tinham computador

Ilustração de tecladoUm levantamento recém-divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, em 2008, três em cada dez domicílios no Brasil contavam com computador, sendo que duas entre cada dez residências tinham acesso à internet no mesmo período. Isso corresponde a  cerca de 18 milhões e 14 milhões de casas, respectivamente.

Os dados mostram uma evolução em relação à mesma pesquisa em 2007, mas evidenciam que ainda há desigualdade entre as regiões do país. Dos 18 milhões de domicílios com computador, mais de 10 milhões estão localizados na região Sudeste, área que também concentra a maior proporção de residências conectadas à internet, de 31,5%. A região Sul vem logo em seguida, com 28,6%. A região menos “conectada” é o Norte, com proporção de apenas 10,6%.

Segundo Elis Monteiro, relações públicas do CDI (Comitê para Democratização da Internet), ONG que atua na inclusão digital de pessoas de baixa renda, “o acesso ao computador ficou mais fácil nos últimos anos, com a queda de preços e programas de financiamento para aquisição desse bem. Ao mesmo tempo, o acesso à internet requer investimentos mais altos tanto por parte do governo como da iniciativa privada. Muitas vezes as empresas que levam a infraestrutura, que é a base de tudo, acabam concentrando sua área de atuação, em que também está concentrado o dinheiro, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. O governo precisa fazer um trabalho de convencimento para que essas companhias universalizem a estrutura e melhorem a qualidade do acesso”.

Essas informações foram obtidas através da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Mais detalhes podem ser encontrados nesta página do IBGE.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.