Huawei anuncia protótipo de tecnologia DSL que pode atingir 700 Mbps

Laboratório HuaweiJá imaginou ter uma conexão de acesso à internet de 700 Mbps em sua casa? Só em sonho, não? Pois esse é um sonho com grandes chances de se tornar realidade, pelo menos do ponto de vista tecnológico: a chinesa Huawei demonstrou recentemente o protótipo de uma nova tecnologia DSL que pode transmitir até 700 Mbps através dos fios de cobre das redes telefônicas.

Batizada de SuperMIMO, a referida tecnologia pode atingir a taxa de 700 Mbps em conexões estabelecidas num raio de até 400 metros a partir da central. Para isso, um conjunto de quatro pares trançados de fios é utilizado. Cada par é capaz de oferecer taxas 75% mais rápidas que o padrão existente atualmente. Com isso, em vez de trabalhar com até 100 Mbps, que é a estimativa máxima atual, com a tecnologia SuperMIMO cada par pode disponibilizar até 175 Mbps.

Atualmente, só é possível conseguir conexões à internet com velocidade elevada por meio de tecnologias como fibra óptica. O problema é que esse é um padrão caro, complexo e de implementação lenta, especialmente em países emergentes. A tecnologia da Huawei, quando finalizada, poderá dar mais "fôlego" às estruturas de acesso baseadas na telefonia fixa, que é o caso das tecnologias DSL.

Como o SuperMIMO ainda não foi concluído, não se sabe quando e se a tecnologia será efetivamente utilizada. No entanto, é possível que mais detalhes quanto a isso sejam fornecidos no evento Broadband Conference 2010, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro, em Paris.

Referência e imagem: Huawei.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.