Híbrido de HD e SSD da Seagate supera 1 milhão de unidades vendidas

Momentus XTPouco mais de ano depois de seu lançamento, a linha Momentus XT, da Seagate, alcança a marca de 1 milhão de unidades vendidas. É um feito e tanto para um dispositivo que possui uma característica inusitada: é uma mistura de HD e SSD (Solid-State Drive).

Vendida com capacidades de 250, 320 e 500 GB, a linha Momentus XT conta com memória flash de 4 GB. Essa memória extra, no entanto, não tem o intuito de aumentar a capacidade de armazenamento do dispositivo, mas sim a de oferecer um “buffer” adicional, podendo melhorar consideravelmente o desempenho do HD.

Para tanto, as unidades Momentus XT contam com circuitos especiais que identificam quais os blocos de dados mais acessados pelo sistema operacional e direcionam esse conteúdo para a memória flash. Como consequência, o tempo de acesso a essas informações se torna expressivamente menor, uma vez que memórias flash são muito mais rápidas que discos rígidos em relação a esse aspecto.

Para o consumidor final, os preços dos dispositivos Momentus XT variam entre 90 e 150 dólares, ou seja, considerando apenas a capacidade, não são necessariamente baratos. O que contribuiu substancialmente para que a linha alcançasse 1 milhão de unidades vendidas foi a sua adoção em laptops de alta performance de marcas como Asus, Dell, Sony e Toshiba.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.