“Guerra móvel”: Microsoft lança versão final do Windows Phone 7

Windows PhoneA Microsoft escolheu a data de hoje (11/10/2010) para lançar oficialmente a versão final do sistema operacional Windows Phone 7, para smartphones. É a tentativa da empresa de conquistar um lugar confortável no tão disputado mercado móvel, que tem como principais players nomes como iOS (iPhone), Android e BlackBerry. Ainda é cedo para saber se a Microsoft terá sucesso com o lançamento, mas o fato é que o Windows Phone 7 tem tudo para agradar.

A primeira coisa que chama atenção no sistema são os seus “critérios”: não é possível instalá-lo em qualquer dispositivo, já que o fabricante precisa atender a requisitos de hardware e de interface. Como exemplo, todo e qualquer aparelho feito para Windows Phone 7 necessita ter um conjunto de três botões físicos em sua parte frontal: Back, para o usuário voltar à tela anterior; Windows, para acessar o menu principal do sistema; e Search, para que o usuário possa fazer buscas (com integração com o Bing por padrão, conforme o esperado).

Em relação ao uso do software em si, o Windows Phone 7 oferece vários recursos interessantes. Houve um grande esforço para tornar a experiência do usuário com músicas, vídeos, jogos e ferramentas de produtividade o mais agradável possível. O sistema está todo preparado  para que o usuário possa acessar suas redes sociais e conta também com integração com a rede Xbox Live, o que pode agradar em cheio os fãs de games. A Electronic Arts, por exemplo, já anunciou títulos como Need for Speed, The Sims 3 e Tetris para a plataforma.

Embora a Microsoft tenha dado especial atenção ao usuário doméstico, não esqueceu do segmento corporativo. Prova disso é a agenda do Windows Phone 7 e a versão do Outlook feita para o sistema, permitindo que o usuário responda e-mails, agende reuniões, verifique o cumprimento de tarefas, entre outros. Como não poderia deixar de ser, o sistema também conta com versões especiais de outras ferramentas que compõem o Microsoft Office.

É indiscutível o sucesso das lojas de aplicativos para iPhone e Android, e a Microsoft tomou a acertada decisão de não se manter fora disso: o usuário poderá adquirir softwares para seu aparelho por meio do Marketplace. Por enquanto, poucos aplicativos estão sendo oferecidos por lá, mas a Microsoft espera mudar esse cenário o mais brevemente possível. Para isso, a empresa lançou inclusive um kit de desenvolvimento para o Windows Phone 7.

Um fato curioso é que a Microsoft havia afirmado que a tão conhecida função “Copiar e Colar” não estaria disponível no Windows Phone 7 por esse não ser um recurso necessariamente útil em smartphones. Tal decisão foi tão criticada que a empresa desistiu dela. Será possível “copiar e colar” no Windows Phone 7, mas apenas em uma atualização para o sistema que deverá ser disponibilizada em 2011.

Os primeiros aparelhos com Windows Phone 7 deverão ser lançados em novembro de 2010 nos Estados Unidos por empresas como LG, Samsung, HTC e até mesmo Dell.  Está previsto também lançamentos em alguns países da Europa e da Ásia no final deste mês. Infelizmente, ainda não há nada definido para o Brasil, mas a expectativa é a de que tenhamos novidades nesse sentido ainda no primeiro semestre de 2011.

HTC Surround, aparelho com Windows Phone 7 - Imagem por Microsoft

HTC Surround, aparelho com Windows Phone 7 – Imagem por Microsoft





Nenhum comentário

Comentários encerrados.