Governo quer 70% das residências do país com acesso à internet em 2015

O governo federal espera que, em 2015, pelo menos 70% das residências brasileiras tenham acesso à internet. A declaração foi feita pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta segunda-feira (24/10/2011). Trata-se de uma meta ambiciosa, se levarmos em conta as condições atuais da infraestrutura de telecomunicações do país.

De acordo com o ministro, o Brasil possui atualmente cerca de 30 milhões de domicílios com acesso à internet. Mas a proporção varia conforme a região do país: enquanto que no Sul e no Sudeste a taxa de penetração gira em torno de 30%, nas regiões Norte e Nordeste não passa de 15%.

O governo aposta no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) para atingir as metas. Para isso, além de “reativar” a Telebras para que esta trabalhe na ampliação das redes de fibra óptica do Brasil, o governo também tem o desafio de pressionar as empresas de telecomunicações para que não deixem de investir em regiões menos populosas.

O ministro Paulo Bernardo também falou sobre a infraestrutura do setor para a Copa do Mundo de 2014, frisando que não haverá problemas de telecomunicações por conta dos serviços de quarta geração (4G): “o leilão deverá ocorrer até abril de 2012, de modo que os serviços de transmissão de dados em G4 possam está em pleno funcionamento bem antes do evento, pelo menos nas cidades que serão sede da Copa de 2014”.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.