Governo e operadoras começam a testar “0800” para a internet – Entenda

Foi anunciado, nesta quinta-feira (12/07/2012), o projeto-piloto Banda Larga 0800, fruto de uma parceria entre o governo federal e as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo. A ideia é a de que o usuário possa utilizar determinados recursos da Web em seu celular de maneira gratuita, com o acesso custeado pela empresa que mantém o site.

A proposta é semelhante às linhas 0800: o usuário não paga pelas ligações efetuadas aos números do tipo, cabendo este dever à empresa (ou qualquer outra organização) que oferece o serviço. Daí o termo “0800” no nome do projeto.

Com a iniciativa, uma empresa que comercializa, por exemplo, passagens de avião, poderá oferecer acesso gratuito ao seu site para que clientes possam consultar horários ou mesmo adquirir bilhetes. Como a conexão é gratuita, o usuário poderá acessar o site mesmo que utilize linhas pré-pagas ou não possua um plano de dados.

A ideia também poderá ser aproveitada pelo governo para oferecer acesso a páginas de empregos, a programas tributários, a serviços de assistência social, entre outros.

Como o projeto está em fase inicial, o governo optou por testar a Banda Larga 0800 no Distrito Federal, onde cerca de 80 pessoas receberão aparelhos para efetuar acessos ao endereço bandalarga.0800.br.

Mais informações no site do Ministério das Comunicações.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.