Governo brasileiro autoriza saque de moeda estrangeira em caixa eletrônico

Dólar O Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou recentemente que terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) poderão ser instalados no Brasil para realizar operações de câmbio. Com isso, o consumidor terá a opção de realizar saques em dólar ou euro, por exemplo.

Cada transação poderá ter valor máximo equivalente a 3 mil dólares e estar sujeita a cotações e taxas de saque determinadas pela prestadora do serviço, deste que esta siga as regras estabelecidas pelo Banco Central. Será possível inclusive realizar trocas: além da opção de débito em conta ou em cartão de crédito, o consumidor poderá inserir reais na máquina para receber moeda estrangeira e vice-versa.

O anúncio também abre espaço para novos “correspondentes cambiais”: até então, apenas empresas de turismo podiam exercer tal atividade, mas agora qualquer companhia, independente da área de atuação, poderá oferecer o serviço.

A iniciativa tem o intuito de atender não somente cidadãos brasileiros que necessitam de dinheiro para viagens internacionais, mas também facilitar a vida de turistas estrangeiros em visita ao país, especialmente durante a Copa e a Olímpiadas a serem realizadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente.

É válido frisar que os terminais eletrônicos atuais existentes no país não suportam este tipo de operação. Assim, as empresas interessadas deverão instalar máquinas especialmente preparadas para este fim nos pontos em que desejam atuar.

Referências: Agência Brasil, iG.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.