Google Maps agora exibe informações do trânsito

Recurso funciona nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo

Todo mundo sabe que um dos problemas de quem vive em grandes centros urbanos é ter que enfrentar congestionamento no trânsito de veículos. Algumas vezes é possível utilizar um caminho alternativo, mas para isso o motorista precisa saber com antecedência quais vias estão com tráfego lento. Agora, é possível obter esse tipo de informação em tempo real no Google Maps.

Esse recurso começou a funcionar recentemente para as cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Ver a situação do trânsito nesses locais é muito simples: basta visualizar a área desejada no serviço e clicar no botão Trânsito (pode ser tanto no modo Mapa, quanto no modo Satélite), no canto superior direito. Se a via estiver com linha verde, o tráfego está fluindo bem; se a cor for amarela (alaranjado), o tráfego está lento; se a cor for vermelha, é sinal de que está tudo parado.

Situação do trânsito no Google Maps
Situação do trânsito no Google Maps

Outra funcionalidade interessante é a “estimativa de trânsito”: suponha que você esteja planejando uma viagem para uma determinada data e gostaria de saber se uma das vias que você vai utilizar costuma ter trânsito no horário em que você deseja sair de casa. Obter essa informação no Google Maps é fácil: ao clicar no botão Trânsito, aparece uma “caixinha” logo abaixo. Nela, clique no link Alterar, selecione Trânsito no dia e hora, forneça esses dados e pronto! Neste caso, o Google Maps não vai “prever” se haverá congestionamento ou não, mas sim informar uma estimativa com base nos dados de tráfego dos dias anteriores.

Também é possível consultar a situação do trânsito no Google Maps para dispositivos móveis. Para isso, basta baixar o aplicativo correspondente neste link.

Referência: O blog do Google Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.