Google inicia busca de músicas na internet

A maioria das pessoas utiliza o Google para encontrar sites que tratam de determinados assuntos, mas agora será possível também encontrar músicas! Trata-se de uma nova funcionalidade do serviço que o torna capaz de exibir players que tocam prévias de canções relacionadas à pesquisa que o usuário fizer. É um recurso interessante, por exemplo, para quem deseja encontrar detalhes sobre uma determinada música, mas não sabe ao certo o seu nome.

As pesquisas poderão ser relacionadas a nomes de músicas, nomes de álbuns, nomes de artistas ou letras. De acordo com a Google, se o usuário buscar, por exemplo, por “21st century breakdown“, nome de um disco da banda Green Day, através de um simples de botão de play será possível escutar faixas do álbum sem sair da página de resultados. No entanto, não será possível baixar as músicas. O vídeo abaixo fornece mais detalhes:

A novidade só está sendo possível graças a uma parceria que a Google estabeleceu com serviços que oferecem e comercializam músicas através da internet: IMEEM, Lala, iLike, Pandora e Rhapsody. A empresa também fechou acordos com a seguintes gravadoras: EMI, Sony Music, Universal e Warner Bros Records.

Músicas nos resultados de pesquisa estarão disponíveis aos usuários aos poucos, primeiramente no Google em inglês. Não há previsão para que a novidade chegue em outros países, mesmo porque provavelmente será necessário acordos com empresas locais da indústria fonográfica para que isso ocorra. É possível saber mais no link www.google.com/music.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.