Google estreia canais pagos no YouTube

Tardou, mas não falhou: nesta quinta-feira (09/05/2013), o Google colocou no ar os primeiros canais pagos do YouTube e que, obviamente, exibem conteúdo exclusivo para os assinantes. É verdade que se trata de uma fase de testes – há apenas pouco mais de 50 canais disponíveis inicialmente, sendo que boa parte deles não está acessível no Brasil –, mas há grandes chances de a ideia emplacar.

Canais pagos no YouTube

Canais pagos no YouTube

O preço de assinatura de cada canal varia. O mais barato custa, no Brasil, 3,90 reais por mês; o mais caro, 19,90 reais. Em alguns casos, é possível também optar por uma assinatura anual. Independente da forma escolhida, o pagamento é feito via cartão de crédito. Para que o usuário possa se decidir entre assinar ou não, muitos canais permitem também um período de teste gratuito por 14 dias.

Uma observação importante é que, mesmo sendo pagos, alguns canais podem continuar exibindo anúncios nos vídeos, com este detalhe sendo informado na página inicial de cada um. Vale ressaltar também que, por enquanto, os canais pagos só podem ser acessados a partir da versão Web do YouTube. Os apps do serviços passarão a exibir este conteúdo em breve, segundo o Google.

Para visualizar os canais pagos disponíveis, acesse www.youtube.com/channels/paid_channels.