Google Earth ajuda pesquisador a encontrar fóssil na África do Sul

O Google publicou hoje em seu blog oficial uma notícia inusitada: o programa Google Earth ajudou a equipe de Lee Berger, pesquisador da Witswatersrand University, a encontrar um fóssil na África do Sul que pode ter quase 2 milhões de anos. Trata-se, na verdade, de dois esqueletos parciais de ancestrais humanos em bom estado de conservação.

E como é que o Google Earth ajudou nessa descoberta? O pesquisador Lee Berger passou a utilizar o programa em março de 2008 para mapear tanto áreas já identificadas com existência de cavernas e depósitos de fósseis, quanto para localizar novos lugares com jazidas.

Leigos no assunto teriam dificuldade para identificar esses pontos usando apenas imagens de satélite, mas esse trabalho torna-se relativamente fácil para especialistas no assunto. Não por menos, no início da pesquisa havia cerca de 130 cavernas identificadas e aproximadamente 20 depósitos de fósseis. Com a ajuda do Google Earth, Berger já localizou cerca de 500 lugares que podem conter material fossilizado.

É possível conferir detalhes desse trabalho no vídeo abaixo (talvez não visível em leitores de RSS):

Caso desconheça o programa e tenha interesse em usá-lo, você pode conferir um tutorial do Google Earth publicado aqui no InfoWester.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.