Google e outras empresas celebram o Dial Mundial do IPv6

Imagem de cabos de rede conectadosHoje, 08 de junho, é a data escolhida para o Dia Mundial do IPv6, iniciativa apoiada por empresas como Google, Facebook, Yahoo! e Terra. A celebração não vem em forma de “festa”, mas sim em formato de divulgação e, principalmente, testes: as companhias participantes estão realizando na data de hoje avaliações com IPv6 em seus serviços.

A ideia não é um mero capricho. O número cada vez maior de dispositivos conectados à internet levou a um cenário previsto há anos: o esgotamento da quantidade de endereços IPv4 disponíveis. A solução para isso já existe, embora sua adoção esteja ocorrendo em um ritmo menor que o esperado: o padrão IPv6, que possibilita a criação de até 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 de endereços, uma quantidade tão absurdamente alta que torna praticamente impossível as chances de um novo esgotamento acontecer.

Os testes que estão sendo efetuados hoje não são perceptíveis à maioria esmagadora dos usuários, no entanto, quem quiser obter mais detalhes sobre o assunto pode utilizar os seguintes links:

  • test-ipv6.com.br – testa a compatibilidade do seu computador com IPv6;
  • ipv6test.google.com – testa a compatibilidade do seu computador com IPv6;
  • validador.ipv6.br – verifica se um endereço Web é compatível com IPv6;
  • ipv6.br – site do Comitê Gestor da Internet no Brasil que trata de IPv6.




Nenhum comentário

Comentários encerrados.